Diferença entre protetor, bloqueador e bronzeador solar

11:28:00

Olá, gatíssimos e gatíssimas! 

Como vocês bem sabem, o sol nunca dá descanço, nem mesmo no frio. Ele sempre está lá, mesmo que escondido por entre as nuvens, e por isso, as nossas lindas peles sofrem e muito. Pensando nisso, resolvi fazer este post para ajudá-las a cuidar melhor de suas peles.

Muitos não sabem a diferença entre protetor, bloqueador e bronzeador e eu estou aqui para solucionar essa dúvida milenar (exageraaaaaaaaada). haha

Eles vem em diversas versões: gel, creme e spray. O FPS (Fator de Proteção Solar) vai do 4 ao 100, e claro, os seus valores aumentam à medida que o FPS aumenta.





RAIOS UVA x UVB x UVC:

Os raios UVB deixam a pele avermelhada (pimentão, camarão haha) e atingem apenas a camada superficial da pele. Enquanto os raios UVA bronzeiam-na, pois atingem a derme, camada mais profunda da pele, dando a aparência de um bronzeado. Quanto mais clara a pessoa for, mais absorvirá a vitamina D, e portanto, ficará mais vermelha. Por outro lado, as pessoas de pele de morena a negra, menos se queimarão e terão a sua pele mais bronzeada. 
Quanto aos raios UVC, não se preocupem; eles são filtrados na camada de ozônio e não entram em contato com a nossa pele.



PROTETOR SOLAR: 


O FPS, basicamente, indica o tempo a mais que você pode ficar sob o sol sem se queimar. A pele começa a bronzear/queimar-se apenas 12 minutos após início  da exposição. Caso você utilize um bronzeador com o FPS 20,  por exemplo, isso significa que você poderá ficar 20 vezes mais tempo sob o sol do que o tempo inicial de doze minutos sem a proteção. Ou seja, quase quatro horas. É sabido que o ideal é que seja feita a reposição do produto  a cada uma hora e meia e, caso se molhe no mar, piscina, ou chuveiro, deve ser passado quase que imediatamente para evitar a vermelhidão e/ou o bronzeamento. Este produto protege contra os raios UVA e UVB.


BLOQUEADOR SOLAR:

Os bloqueadores protegem contra os mesmos raios e em sua composição contêm Dióxido de Titânio, uma substância que cria uma barreira para a passagem dos raios UV (ultravioleta), ou seja, funciona como um refletor, impedindo tanto a queimadura/vermelhidão quando o bronzeamento.
São considerados bloqueadores os produtos com FPS superior ou igual a 30. Eu, particularmente, uso um de 60. Esses produtos são indicados para pessoas com a pele muito clara, cicatrizes pós cirúrgicas ou queimaduras e para as pessoas com a pele bastante sensível.


BRONZEADOR

Diferente do protetor e do bloqueador, o FPS do bronzeador é muito baixo, girando em torno de 2 a 4.
Os bronzeadores conseguem barrar quase que 100% da radiação solar e nos permitem ficar de 2 a 4 vezes mais tempo sob a luz solar e permitindo que ela penetre de foma uniforme e devagar na pele.  Os bronzeadores também servem para lubrificar a pele, por isso a sua textura em óleo ou loções. Isso evita que a pele descasque e dá uma maior durabilidade ao efeito dourado; além disso, a fórmula é rica em betacaroteno, um pigmento que tinge a camada superficial da pele, aumentando a impressão de que ela ficou morena.



Espero que tenham gostado, seus lindos e espero que eu tenha esclarecido tudinho procês.  ^^

Não esqueçam de me dizer o que acharam aqui nos comentários , compartilhem com os seus amigos e familiares e não esqueçam de me seguir nas redes sociais:


Beijos e mais beijos ;* ;*




You Might Also Like

0 comentários